segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Escola Inclusiva

Segundo a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais organizada pela UNESCO (Salamanca, Junho de 1994), à escola inclusiva compete reconhecer as diversas necessidades dos seus alunos, e desenvolver uma organização escolar e estratégias pedagógicas que permitam uma educação de qualidade a todas as crianças, independentemente das suas características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem.
A escola inclusiva é um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvolver uma sociedade inclusiva.
Escola inclusiva será aquela que permite que todas as crianças, independentemente das suas diferenças, sejam integradas pela escola? Ou na escola?
A escola inclusiva depara-se com inúmeros obstáculos que é preciso ultrapassar para que seja um sucesso.
Não é fácil a tarefa de conciliar a necessidade de atender à diversidade dos alunos, sem que a qualidade do ensino diminua. Não é fácil atender à posição dos pais e alunos ditos “normais”, e até dos professores.
A aceitação das diferenças nunca foi pacífica. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Em conjunto, em união de esforços.
Todos podemos contribuir para que a escola inclusiva seja um sucesso na nossa escola.
É indispensável uma grande vontade colectiva para que aconteça!

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